English EN Portuguese PT Spanish ES

STF determina soltura de advogado preso em investigação sobre esquema de corrupção no Judiciário de São Paulo

Imagem: Reprodução

jurinews.com.br

Compartilhe

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a soltura do advogado Luiz Pires Moraes Neto, que estava em prisão preventiva por suspeita de envolvimento em esquema de venda e compra de sentenças judiciais em São Paulo. A prisão havia sido realizada em Ribeirão Preto, atendendo a uma ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Luiz Pires é investigado ao lado de outros envolvidos, incluindo um bacharel em Direito, um desembargador e mais quatro pessoas, todos alvos da Operação Churrascada. A operação, desdobramento da Operação Contágio de 2021, visa desmantelar um esquema de corrupção que envolve supostos desvios de verbas públicas e manipulação de decisões judiciais.

Toffoli argumentou que a prisão preventiva configurou “constrangimento ilegal”. Em sua decisão, ele destacou que a gravidade das acusações, por si só, não justificaria a manutenção da prisão cautelar, afirmando que “não havia medida cautelar que impedisse a utilização de novo aparelho celular” pelo advogado, nem que exigisse a manutenção de seus arquivos digitais.

OPERAÇÃO CHURRASCADA

As investigações da Operação Churrascada, em andamento no STJ, apontam que o desembargador Ivo de Almeida, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), teria vendido sentenças judiciais em processos sob sua responsabilidade. Além disso, ele é acusado de reter parte dos salários de funcionários, prática conhecida como “rachadinha”.

O bacharel Wellington Pires, que está foragido, é acusado de atuar como intermediário entre o advogado Luiz Pires e o desembargador, facilitando negociações envolvendo o pagamento de propinas. A Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou que um posto de combustíveis próximo ao gabinete do desembargador teria sido utilizado como local para as transações suspeitas.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.