English EN Portuguese PT Spanish ES

Tribunal de Justiça do Ceará desjudicializa Execuções Fiscais com resultados positivos

jurinews.com.br

Compartilhe

As parcerias firmadas pelo Poder Judiciário estadual na atual Gestão vêm apresentando resultados positivos. Prova disso é que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) deu baixa em 25.346 processos de Execuções Fiscais de até R$ 50 mil, conforme divulgado nessa terça-feira (12).

A medida foi possível graças à Portaria Conjunta nº 8/2023, assinada pelas Presidências do TJCE e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Procuradoria-Geral Adjunta de Consultoria e Contencioso Tributários do Município de Fortaleza (PGM-Fortaleza).

O resultado foi alcançado já na primeira lista-resposta devolvida pela PGM, após somente 12 dias desde a publicação da Portaria no Diário da Justiça Eletrônico Administrativo.

O objetivo da medida é agilizar o fluxo de processos dessa natureza em trâmite na Justiça Estadual por meio da desjudicialização. Ao todo, o TJCE enviou 37.883 execuções fiscais para análise da PGM, o que significa que, neste primeiro momento, cerca de 67% da demanda já foi atendida. Outras listas poderão ser enviadas em breve.

Para o coordenador do Núcleo 4.0 – Execuções Fiscais, juiz Renato Esmeraldo, as ações de execução fiscal são o grande gargalo do Judiciário brasileiro, uma vez que representam cerca de 34% do acervo nacional e de 12% do acervo do Ceará, o que causa um impacto negativo na taxa de congestionamento das unidades judiciárias.

“A Portaria Conjunta implementou inovadora política de desjudicialização dos executivos fiscais, especialmente dos feitos em que a perspectiva de recuperação do crédito é reduzida, sem renúncia do crédito fazendário e sem prejuízo de medidas administrativas tendentes a reavê-lo. Como consequência, teremos atuação mais eficiente do Poder Judiciário nas ações de execução fiscal, uma vez que será direcionada a processos com maior probabilidade de recuperação dos ativos”, afirma.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.