Após audiência convocada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara se comprometeu, nesta terça-feira (06/06), a expedir decreto municipal proibindo o trânsito de veículos do tipo UTV (side-by-side) ou quadriciclo sem identificação dentro da Vila de Jericoacoara, além de qualquer outro veículo nas proximidades de lagos, lagoas, dunas, restingas e em qualquer área de preservação permanente. A reunião foi realizada após UTVs serem flagrados, no último domingo (04/06), transitando dentro da lagoa e em cima de dunas, locais onde havia placas informando sobre a proibição do trânsito de veículos.
A audiência foi conduzida pelo promotor de Justiça Marcos Luiz Nery Filho, titular da Promotoria de Justiça de Jijoca de Jericoacoara. O prefeito da cidade, Lindbergh Martins, e a procuradora geral do município, Samantha Santos Sousa, participaram do momento e debateram a aplicação de medidas urgentes de combate ao crescente fluxo de veículos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca, também conhecida como Lagoa do Paraíso.
O promotor de Justiça Marcos Luiz Nery Filho ressaltou, na audiência, que também irá se reunir com o prefeito de Cruz, cidade vizinha a Jijoca e que conta com 70% da do território da Lagoa do Paraíso, a fim de solucionar o problema do trânsito de veículos na região.
Redação Jurinews, com informações do MP-CE