A cidade de Fortaleza mostra uma redução significativa de 7,9% no índice de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) nos primeiros cinco meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano de 2022. Os CVPs englobam todos os tipos de roubos, com exceção dos casos de latrocínio.
Esses dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Durante o período de janeiro a maio de 2023, foram registrados um total de 12.098 incidentes na capital cearense, em contraste com os 13.129 casos notificados no mesmo período de 2022.
Em todo o estado do Ceará, o número de ocorrências de CVPs de janeiro a maio deste ano foi de 18.025, comparado aos 19.387 casos registrados no mesmo intervalo do ano anterior, representando uma redução de 7%.
Além disso, foram divulgados recentemente os dados respectivos à diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Fortaleza e em todo o estado do Ceará. De acordo com o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, essas reduções são resultado das ações efetivas e preventivas das Forças de Segurança do Estado.
“Esse resultado positivo em Fortaleza e em todo o estado do Ceará é fruto do trabalho integrado que seguimos realizando. É importante destacar ainda que as informações e dados repassados pela Supesp, órgão vinculado à SSPDS, nos auxiliam a conseguirmos efetuar um trabalho ainda mais direcionado e especializado, buscando a redução em locais, onde há mais ocorrências, bem como resultando no maior número de capturas e apreensões de armas”, enfatizou o responsável pela SSPDS.
Ademais, outras regiões do estado também obtiveram resultados positivos. Na Região Norte, observou-se uma queda de 17,2%. Nas cidades da Região Metropolitana, houve uma queda de 2,4% , totalizando 3.285 ocorrências no período, em variação às 3.367 de 2022. O Interior Sul apresentou uma variação de 1,3%.