O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) sediou, nesta terça-feira (17), o Fórum Permanente de Corregedores da Justiça Federal. A presidente do TRF3, desembargadora Marisa Santos, participou da abertura do encontro, conduzido pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes.
“Nossa preocupação não é somente corrigir, mas, fundamentalmente, informar e formar quadros. Estamos guardando essas cadeiras para a geração que virá e isso nos obriga a adotar um olhar pedagógico”, declarou o ministro, no início da reunião.
O corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes (Acom/TRF3)
Na ocasião, foi apresentado o relatório de gestão da Corregedoria-Geral, com destaque para o Plano de Ação para o biênio 2022-2024; o projeto A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição da República; e as inspeções nos TRFs da 4ª, 5ª e 2ª Região, já realizadas, além da atualmente em curso na 3ª.
O corregedor-regional da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal David Dantas (d), e o juiz federal Marcio Augusto de Melo Matos (Acom/TRF3)
Em seguida, o grupo debateu entre outros temas a Revisão da Vida Toda e a equalização da distribuição dos processos na Justiça Federal. Ao final, houve a apresentação de um vídeo gravado pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Guilherme Calmon, sobre a atuação de juízes brasileiros no cumprimento da Convenção da Haia.
Estiveram também presentes o corregedor-regional da 1ª Região, desembargador federal Néviton Guedes; a corregedora-regional da 2ª Região, desembargadora federal Letícia de Santis Melo; o corregedor-regional da 3ª Região, desembargador David Dantas, a corregedora-regional da 4ª Região, desembargadora federal Vânia Hack de Almeida; o corregedor-regional da 5ª Região, desembargador Leonardo Cavalcante Carvalho; o corregedor-regional da 6ª Região, desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira; e os juízes federais Ilan Presser (1ª Região), Dario Ribeiro Machado Júnior (2ª Região), Marcio Augusto de Melo Matos (3ª Região), Eduardo Tonetto Picarelli (4ª Região), Bruno Leonardo Câmara Carrá (5ª Região) e Cristiane Miranda Botelho (6ª Região) e os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral Alcioni Escobar da Costa Alvim e Erivaldo Ribeiro dos Santos.
Encontro ocorreu no Plenário do TRF3 (Acom/TRF3)