O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai montar uma estrutura de acolhimento no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, para atender os brasileiros e palestinos que aguardam resgate na Faixa de Gaza.
Assim que chegar ao Brasil, o grupo será informado sobre abrigo, documentação e alimentação. Também vão receber apoio médico e psicológico
Neste momento, o Brasil trabalha para retirar 32 pessoas da região mais crítica do conflito entre Israel e Hamas. São 22 brasileiros, sete palestinos com visto temporário ou com visto de autorização de residência, e mais três palestinos parentes próximos desses brasileiros.
O procedimento de repatriação é padrão nesse tipo de caso para impedir a separação das famílias. Pedidos de refúgio para quem precisar podem ser protocolados assim que o grupo desembarcar.
A vinda desse grupo que está na Faixa de Gaza ainda não tem data para acontecer por conta do impasse sobre a abertura da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
Um avião da presidência que estava em Roma aguardando autorização para repatriar o grupo de brasileiros e palestinos pousou no Egito com ajuda humanitária para enviar a Gaza. A aeronave vai ficar no Cairo para aguardar a chegada dos civis.