English EN Portuguese PT Spanish ES

Conselho Federal da OAB adia análise de pedido de impeachment de Bolsonaro

jurinews.com.br

Compartilhe

Por unanimidade, o Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu adiar o debate sobre a apresentação de pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A sessão estava marcada para a próxima terça-feira (20).

O conselheiro da OAB no Rio Grande do Sul (OAB-RS), Renato Figueira, levantou uma questão de ordem no início da reunião por videoconferência, nesta quinta-feira (15), pedindo o adiamento da próxima sessão, que seria dedicada a apreciar exclusivamente a possibilidade de um pedido de impeachment de Bolsonaro pela OAB.

Renato opinou que, antes de tratar o tema, seria melhor aguardar os resultados da CPI da Covid e do inquérito que foi instaurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar Bolsonaro. Ele também solicitou que as seccionais e seus presidentes sejam ouvidos antes que o conselho federal tome uma decisão.

O encontro desta quinta visava, exclusivamente, continuar debatendo as novas regras de publicidade para a advocacia. Após intenso debate os conselheiros decidiram votar a questão de ordem proposta, antes de retomar a matéria da sessão.

Convocação extraordinária

A convocação para uma reunião extraordinária do Conselho Federal da OAB foi feita pelo presidente Felipe Santa Cruz no início do mês. Na nota de convocação, ele explica que o conselho recebeu uma análise jurídica que aponta para supostos crimes cometidos por Bolsonaro e indica elementos para que a OAB apresente pedido de impeachment por crime de responsabilidade.

Com informações da Conjur

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.