Bastidores da Ordem

Ao comemorar 90 anos, OAB-PE reafirma compromissos em defesa da advocacia e sociedade

 Ao comemorar 90 anos, OAB-PE reafirma compromissos em defesa da advocacia e sociedade

jurinews.com.br

Por Redação JuriNews
12/05/2022 08:11

Em celebração pelos seus 90 anos de história, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco (OAB-PE) empossou, na noite desta quarta-feira (11), a nova diretoria que está à frente da instituição no triênio 2022-2024, comandada pelo presidente Fernando Ribeiro Lins e a vice-presidente Ingrid Zanella.

O evento comemorativo, no Teatro Guararapes, em Recife, foi marcado por discursos que reafirmaram compromissos e reforçaram o trabalho em prol da valorização do papel do advogado junto à sociedade e de uma OAB-PE mais independente e inclusiva.

Também foram empossados Ivo Tinô do Amaral Júnior, como secretário-geral, Manoela Alves, secretária-geral adjunta, e Carlos Barros, diretor-tesoureiro, bem como as conselheiras e conselheiros seccionais e federais e os integrantes da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE).

A nova gestão já vem desenvolvendo suas atividades desde o último mês de janeiro garantindo alguns avanços significativos, como a redução da anuidade, a mudança que garantiu a paridade de gêneros e a cota para negros na formação da lista sêxtupla que indica desembargadores para os tribunais do estado, a criação do Núcleo de Defesa das Prerrogativas da Mulher Advogada, entre outras ações.

“É apenas o início da nossa caminhada. Sabemos a importância e a responsabilidade de presidir uma instituição como a OAB-PE. Representativa para a advocacia, mas também para toda a sociedade, pela defesa do estado democrático de direito, dos direitos humanos e da justiça social. Esse momento de posse apenas reforça essa responsabilidade e nos dá mais energia para trabalhar ainda mais pela advocacia pernambucana”, disse o presidente Fernando Ribeiro. “É um compromisso da nossa gestão a interlocução, o respeito e o diálogo constante com a advocacia, com a sociedade e com os Poderes de Estado”, acrescentou.

Empossada vice-presidente, Ingrid Zanella discursou saudando as mudanças que têm transformado o Sistema OAB, nos últimos tempos, para tornar a entidade mais diversa e inclusiva. “A OAB hoje congregou em sua missão a representatividade e a igualdade de gênero, sem se esquivar de assumir políticas afirmativas de forma positiva. Tivemos a garantia da equidade de gênero que fomentou a existência hoje de cinco mulheres presidentes de seccionais. Nesta gestão, aprovamos a paridade na formação do quinto constitucional, com inclusão também de cotas raciais”, disse ela. “As mudanças podem parecer tênues, mas são revolucionárias. Estar sentada em lugares assim, com a chance de fazer mais por tantos, é um sonho realizado”, completou.

Os ex-presidentes que fizeram parte da história de 90 anos da OAB-PE foram homenageados, com a entrega de uma gravura feita em bico de pena pelo artista plástico Cavani Rosas, retratando o prédio-sede da instituição. Estiveram presentes Pedro Henrique Alves, Ronnie Duarte, Jorge Neves e Ademar Rigueira e familiares de ex-dirigentes já falecidos.

VALORIZAÇÃO DA ADVOCACIA

Em seu discurso, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, assinalou seu projeto coletivo em defesa da advocacia. “Quando assumi a presidência do Conselho Federal, estava certo de que lutaria para que nenhum abuso contra o exercício da advocacia fosse tolerado. O respeito às prerrogativas e a valorização de nossa classe é nosso esteio. O Conselho Federal quer e estará presente em todos os lugares e instâncias do nosso território. Estaremos ombro a ombro com os nossos colegas que atuam e residem no interior do país e no interior de Pernambuco. Não há distinção entre nós. Somos e devemos ser valorizados e respeitados na mesma medida. Nossa pluralidade é um fator positivo, que nos fortalece e enriquece”, ponderou ele.

Simonetti homenageou os membros da nova diretoria durante sua fala. Salientou especialmente a história de dedicação do presidente seccional ao sistema OAB. “São mais de 12 anos dedicados à Ordem. Como conselheiro seccional, secretário adjunto e secretário-geral, Fernando vem construindo uma história inspiradora de fortalecimento de nossa classe e cidadania do povo pernambucano. Assim como eu, ele acredita na potência da instituição e faz da OAB uma extensão de sua família, atuando com zelo, afinco, empenho e afeto”, afirmou o presidente da OAB Nacional.

AUTORIDADES

Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia de posse da OAB-PE. Entre elas, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, a vice-governadora, Luciana Santos, o prefeito do Recife, João Campos, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, André Guimarães, o corregedor do trabalho Ruy Salathiel, que representou o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, o conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, Carlos Neves, que representou o presidente da instituição, Ranilson Brandão Ramos, o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco Paulo Augusto de Freitas.

Também participaram da solenidade o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, o presidente do FIDA e decano do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento, o advogado Medalha Rui Barbosa, Nabor Bulhões, além de presidentes de Seccionais e conselheiros federais.

Deixe um comentário
Leave a Comment