A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia abriu chamamento público para que os advogados se inscrevam para participar do Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais. O edital 001/2024 é fruto do termo de cooperação entre a OABRO e o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), por suas respectivas instituições educacionais – a Escola Superior da Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).
O programa é uma oportunidade para os profissionais da advocacia aprimorarem suas habilidades na resolução consensual de conflitos, alinhando-se às demandas contemporâneas por justiça eficiente e construção de uma cultura de paz. O curso enfatizará a aquisição de conhecimentos sobre mediação e conciliação judicial, além de técnicas para mediar conflitos.
Conforme o edital, os interessados devem se inscrever no período de 18/01/2024 a 25/01/2024, por meio de formulário eletrônico disponível no site da ESA/RO. As aulas estão programadas para iniciar em 20/02/2024, com previsão de encerramento em 07/06/2024, abordando temas como Teoria da Comunicação e Gestão de Conflitos, Negociação, Conciliação, Ética para conciliadores, entre outros.
Os participantes deverão ter uma presença obrigatória com frequência mínima de 75% na etapa teórica para avançar para o estágio supervisionado, que ocorrerá de 1º de março a 7 de junho de 2024. Durante o estágio, os alunos aplicarão o aprendizado teórico em casos reais, desempenhando diferentes papéis como observadores, co-conciliadores e co-mediadores.
Thiago Pinheiro, diretor executivo da ESA/RO, destaca a relevância da formação para o aprimoramento profissional dos participantes, enfatizando que a “capacitação contribuirá não apenas para o desenvolvimento individual, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa”.
Para o presidente Márcio Nogueira, o programa evidencia o avanço no “fortalecimento da resolução de conflitos no Estado de Rondônia, capacitando advogados e advogadas a desempenharem um papel na promoção da justiça e da harmonia social”.