Mais de 250 novas advogados e estagiários prestaram o juramento da OAB Pernambuco, em solenidade realizada na sede da seccional, no Recife. A cerimônia foi realizada em quatro etapas, as três primeiras conduzidas pelo presidente Fernando Ribeiro Lins e a última pela vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella. O diretor tesoureiro Carlos Barros também participou da solenidade, bem como a presidente e o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Anne Cabral e Max Maciel; e o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), Leonardo Moreira.
Fernando Ribeiro Lins parabenizou os novos profissionais e ressaltou a importância dos mesmos se aproximarem da instituição. “É uma satisfação grande poder recebê-los no dia de hoje, dia especial nessa nova fase da vida para os novos advogados e advogadas”, destacou o presidente da seccional pernambucana. “O propósito da nossa instituição é poder, cada vez mais, estar próxima de toda a advocacia. Sejam bem-vindos. Sintam-se em casa porque aqui é a Casa da Cidadania. Contem sempre com a OAB Pernambuco”, finalizou Fernando Ribeiro Lins.
Para a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, o papel dos jovens advogados e das jovens advogadas é trabalhar com os valores éticos e compromissados com a Justiça. “Nós saímos daqui como colegas de profissão. Mas, hoje vocês saem com uma missão de conhecer a OAB Pernambuco. Nós somos indispensáveis ao Estado Democrático de Direito, por isso, temos que ter todos os nossos atributos: empatia, ética e responsabilidade no exercício da nossa profissão”, afirmou Ingrid Zanella.
O diretor tesoureiro da Ordem, Carlos Barros, também saudou os novos colegas e ressaltou a importância do exercício da advocacia. “Hoje o dia é de celebrar uma conquista. Todos que estão aqui, jurando, a partir de hoje ingressam nessa profissão honrosa que é a advocacia. Uma profissão que não é fácil. Nós somos um escudo dos cidadãos”, asseverou Carlos Barros.
O paraninfo da primeira turma, o advogado Rivadavia Brayner, destacou que é necessário ter amor pela profissão. “A missão de vocês está só no início. A advocacia é uma questão de amor. Quem não ama, não terá sucesso. Tem que amar o Direito e a busca pela Justiça. Atuem com ética, com respeito à OAB, que é um dos pilares da democracia”, aconselhou o paraninfo.
Já o tesoureiro da CAAPE e paraninfo da segunda turma, Diogo Ramos, falou da construção de cada um no processo até o juramento. “Tudo o que vocês passaram para chegar até aqui, foi um investimento. Esse é apenas o começo, pois a advocacia vem passando por diversas mudanças e isso requer preparação eficiente e conectada”, afirmou.
Para o advogado Felipe Ferreira Lima, paraninfo da terceira turma, todo início é repleto de dúvidas. “É natural estar se encontrando e que, nesse início, sujam muitas dúvidas sobre competência, como vai ser e que área seguir. A advocacia não é só uma profissão para corajosos, mas sim uma profissão para quem pensa grande”, garantiu o advogado.
De acordo com o paraninfo da quarta turma, João Conceição, a advocacia jamais será a mesma com a chegada dos novos advogados e advogadas. “Eu separei algumas lições básicas de como se destacar na advocacia, que eu queria muito ter aprendido na faculdade, mas infelizmente, não tive acesso. Primeiro ponto importante: aceite! Você é um produto. Cuide da sua marca, cuide do seu nome. E, aconteça o que acontecer, mantenha a sua palavra. Segundo, cuide da embalagem. A advocacia ela requer um padrão, então, roupas contam, acessórios contam. Vocês não têm ideia de como hoje a presença importa para a advocacia”, disse o paraninfo.
Da OAB-PE, também estiveram presentes na cerimônia, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Nelson Barbosa; a ouvidora-geral e o ouvidor adjunto, Catarina Vasconcelos e Ricardo Varjal, respectivamente; a conselheira estadual, Pollyanna Veríssimo; o ex vice-presidente da OAB-PE, Leonardo Accioly; o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP), Yuri Herculano; o presidente e o secretário-geral da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Diego de Lavôr e Normando Carneiro; e a presidente da Comissão Especial de Assistência aos Jovens Advogados, Stela Brayner; e o presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero, Sergio Pessoa.
As advogadas Ana Vitória Pessoa da Lima, Erica Caroline Oliveira da Silva, Mariana Corrêa Gondim Galvão e Soraya da Silva Brito de Lira foram as oradoras das turmas.