Mais de 130 novas advogadas, advogados, estagiárias e estagiários prestaram juramento na OAB Pernambuco, em solenidade realizada na sede da seccional, no Recife, na manhã desta segunda-feira (18). A cerimônia foi promovida em duas etapas, sendo conduzidas pelo presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. A secretária-geral adjunta Manoela Alves e o diretor tesoureiro Carlos Barros também participaram do juramento, o último de 2023, bem como o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Max Maciel.
Fernando Ribeiro Lins parabenizou os novos profissionais e ressaltou a importância dos mesmos se aproximarem da instituição. “É uma alegria imensa recebê-los aqui na Casa da Cidadania, neste momento especial, que marca uma nova etapa na vida de vocês, novos advogados e novas advogadas. A gente sabe do desafio que é para chegar neste dia de hoje”, destacou o presidente da seccional pernambucana. “É muito bom ver a presença feminina cada vez mais forte em uma instituição como a OAB. Hoje em dia, mais de 50% da composição da Ordem é formada por colegas advogadas e é uma honra registar esse percentual”, ressaltou Fernando Ribeiro Lins.
Também compuseram o dispositivo de honra, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PE, Nelson Barbosa; a diretora de Jovem Advocacia da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE), Marina Lisboa; o presidente da Comissão Especial de Estudo da Reforma Política, do Conselho Federal da OAB, Delmiro Campos; e o desembargador Itamar Pereira, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que representou os familiares. A presidente da Comissão Especial de Assistência aos Novos Advogados, Stella Brayner; o ouvidor-adjunto Ricardo Varjal Jr.; e a conselheira seccional e membro do TED, Schamkypou Bezerra, também participaram da solenidade.
Paraninfo das duas turmas, o advogado Delmiro Campos destacou que é necessário ter amor pela profissão. “Hoje, é com grande satisfação que represento a voz que humildemente busca inspirar e refletir sobre valores que permeiam, não apenas a advocacia, mas a essência da nossa sociedade”, pontuou.
Já as advogadas Ana Roberta Góis de Almeida e Sarah Ferreira Rocha Bezerra foram as oradoras das turmas.