English EN Portuguese PT Spanish ES

TJ-BA enfrenta violência contra mulher no Carnaval 2024

Foto: TJ-BA

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), presidido pela desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, participou ativamente da campanha de enfrentamento à violência de gênero no Carnaval de 2024, através da Coordenadoria da Mulher.

Foram registrados cinco casos de importunação sexual e três casos de estupro durante o carnaval, que estão sendo investigados pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da Casa da Mulher Brasileira.

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) registrou um crescimento na quantidade de vítimas que procuraram os postos avançados dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres (CRAM).

Ao todo, 2.361 mulheres buscaram informações nesses locais, o que representa um aumento de 39% em relação ao ano passado. Durante os dias de folia de 2024, houve 244 registros de ocorrência, sendo 96% por importunação sexual. Em comparação ao ano anterior, houve redução de 11% nas ocorrências de violência.

A desembargadora Nágila Brito, que está à frente da Coordenadoria, marcou presença na visita à Rede de Proteção à Mulher e Observatórios, e no lançamento da campanha “Meu corpo não é sua fantasia”.

Também participaram das visitas: o governador e o vice-governador, Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior, respectivamente; a primeira-dama Tatiana Velloso; o prefeito e a vice-prefeita, Bruno Reis e Ana Paula Matos.

Cabe salientar que o TJ-BA investe em ações voltadas para o enfrentamento à violência contra a mulher e repudia qualquer atitude desta natureza. Continuamente, o Judiciário Baiano apoia e promove campanhas protetivas para o público feminino.

Redação, com informações do TJ-BA

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.