A vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Joana dos Santos Meireles, participou nesta sexta-feira (20/10) da cerimônia que oficializou o Estado do Amazonas como integrante do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab).
A desembargadora destacou que a integração trará benefícios significativos para as investigações criminais, principalmente nas investigações de crimes contra a vida. “A integração do nosso Estado ao Sinab é um avanço nas questões da investigação policial. Isso vai produzir provas técnicas que são fundamentais para a investigação e a elucidação de crimes envolvendo armas de fogo”, destacou a desembargadora Joana Meireles.
A apresentação do Sistema Nacional de Análise Balística foi realizada pelos peritos da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) no auditório do Instituto Médico Legal (IML).
Durante o evento, o perito criminal federal e administrador do Sinab e BNPB, Lehi Sudy dos Santos, e o perito criminal da Associação Brasileira de Criminalística, Ladislau Brito Santos Júnior, apresentaram às autoridades presentes, fizeram demonstrações do funcionamento dos scanners e do analisador, que desempenham um papel fundamental na análise balística.
Conforme os representantes do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), a integração do Amazonas é um marco importante para a segurança pública do estado. Com a integração do Amazonas ao Sistema, todos os estados brasileiros passam a compartilhar informações balísticas, o que possibilitará uma investigação mais eficiente e a identificação de armas de fogo envolvidas em crimes. A cooperação, conforme mencionado na atividade, visa a fortalecer a capacidade das autoridades em solucionar casos e contribuir para a redução da criminalidade.