As secretarias dos órgãos colegiados do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) reuniram-se para discutir a uniformização das dinâmicas nas sessões de julgamento do 2º grau. Conduzido pela secretária geral do Tribunal, Ednilda Lessa, o encontro realizado nesta sexta (16) abordou temas como as diretrizes para os plantões, distribuição das demandas judiciais e cumprimento efetivo.
Segundo Ednilda , as secretarias seguem as orientações do presidente da Corte, desembargador Fernando Tourinho, visando agilizar os atos processuais de forma uniforme para garantir o direito dos jurisdicionados e cumprir as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A secretária geral enfatizou a importância do trabalho desses setores na busca contínua pela melhoria das normas, visando uma prestação jurisdicional ágil e eficaz.
Os procedimentos das secretarias iniciam antes das sessões judiciais, com a elaboração de editais, intimações e tabelas de sustentações orais. Durante os julgamentos, auxiliam os presidentes de cada órgão nos atos de votação e, ao final, alimentam o Sistema de Automação da Justiça.
À frente das secretarias do TJ-AL estão Margarida Melo (1ª Câmara Cível), Carla Christini (2ª Câmara Cível), Giulliane Silva (3ª Câmara Cível), Diógenes Jucá (Câmara Criminal) e Lívia Araújo (Seção Especializada Cível), sendo Ednilda Lessa responsável pelo Pleno do Tribunal.
Redação, com informações do TJ-AL