Nesta quarta-feira (6), a Ouvidoria-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) irá se reunir com as principais instituições do estado para a fundação da Rede Ouvir. O evento acontecerá na Sala do Conselho, na sede da OAB Alagoas, em Jacarecica. O projeto, que foi elaborado no primeiro semestre do ano, já ganhou a adesão de entidades como o Ministério Público de Alagoas (MPAL), Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e outros.
Com o propósito de fortalecer e facilitar a interlocução entre as ouvidorias que integram várias instituições do estado, a iniciativa Rede Ouvir foi elaborada pela Ouvidoria-Geral da Ordem em Alagoas, que já se reuniu com diversas entidades de Alagoas que aderiram ao projeto. Com a criação da Rede, os atendimentos à advocacia e à sociedade alagoana tendem a ter mais efetividade.
Com o projeto, problemas comuns a todas as ouvidorias poderão ser resolvidos por meio do esforço em conjunto entre as instituições. Além disso, os atendimentos à população terão mais celeridade em virtude da troca de interações entre os órgãos, melhorando assim os serviços prestados ao público.
Para Hugo Caporal, ouvidor-geral da OAB/AL, o lançamento oficial da Rede Ouvir será um marco para a Ordem. “É um momento de alegria, um marco de início de trabalho, não de finalização. O evento de amanhã acontecerá após meses de intensas conversas e visitas para que as principais ouvidorias de Alagoas pudessem estar juntas na mesma mesa”, disse ele.
Até o momento, o Ministério Público de Alagoas (MPAL), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL), o Município de Maceió e o Estado de Alagoas já aderiram ao projeto.
As entidades estarão presentes no evento para debater sobre o início do trabalho em conjunto por meio da Rede Ouvir. Hugo cita que, desde o início da elaboração do projeto, as entidades fizeram questão de apoiar a iniciativa. “Esse projeto só conseguiu sair do papel porque essas instituições acreditaram na iniciativa e vieram ajudar na fundação da Rede Ouvir. Queremos fortalecer a cultura de Ouvidorias, sendo essa a melhor ferramenta para que as instituições se aprimorem de dentro pra fora”, frisou ele.
Durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, a Ouvidoria-Geral da OAB/AL foi agraciada com o selo de qualidade do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). A gratificação foi dada em razão de avanços significativos, como a criação da Rede Ouvir e de uma sala específica da Ouvidoria na sede da Ordem em Alagoas, idealizada pela secretária-geral adjunta, Any Ayres.