English EN Portuguese PT Spanish ES

Advocacia faz ato em frente ao TRT em defesa da competência da Justiça do Trabalho

foto: reprodução

jurinews.com.br

Compartilhe

A advocacia alagoana esteve reunida, na última quarta-feira (28), em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), em Maceió, para fazer um grande ato em defesa da competência da Justiça do Trabalho. Na ocasião, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Vagner Paes, destacou que o órgão apto para apreciar matérias ligadas às relações de emprego é a Justiça do Trabalho.

“A liberdade de exercer a profissão em toda sua plenitude, sem ser submetido a condições indignas de trabalho, humilhantes, só se pode conseguir com um Ministério do Trabalho forte, com uma Associação dos Magistrados forte, com uma advocacia forte, unida, de mãos dadas, e com respeito integral à competência da Justiça do Trabalho, afinal de contas, é uma justiça preparada, que é modelo para o mundo, especializada, com pessoas técnicas, sérias e capacitadas”, destacou Vagner.

“Não cabe ao Supremo, que não é um órgão especializado para definir questões em matérias de fato. Isso é uma discussão constitucional e jurisdicional, a competência para isso é especializada”, completou.

O presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira, está fora de Alagoas cumprindo agenda institucional, mas mandou uma mensagem agradecendo a todos que deixaram seus escritórios, na manhã desta quarta-feira, para marcar presença no ato.

Representando o TRT, a presidente em exercício, desembargadora Vanda Lustosa, falou sobre a abrangência do movimento, que se tornou nacional após uma primeira mobilização realizada em Alagoas. “Sei que todas as associações da Justiça do Trabalho, pelo Brasil inteiro, estão irmanadas com todas essas pessoas que estão aqui”, falou.

O chefe da Procuradoria do Trabalho, Rafael Gazaneo, ressaltou a relevância do ato, para chamar a atenção para o importante papel da Justiça do Trabalho, e parabenizou a OAB Alagoas pela mobilização e pelas ações realizadas em defesa da advocacia nos mais diferentes momentos da história.

“Eu considero a OAB uma tribuna da cidadania, pois é a ela que a sociedade brasileira recorre em momentos difíceis. E a OAB, em todos esses anos, não tem nos faltado. Em momentos de grandes transformações e de rupturas, é a Ordem que sai em defesa dos advogados, da Democracia e do Estado de Direito. Agradecemos a essa entidade, que é uma mola propulsora nesses momentos difíceis pelos quais passa a sociedade brasileira. Em especial nesse momento, o Direito do Trabalho e a Justiça do Trabalho”, pontuou o procurador.

Entre as autoridades que marcaram presença no ato, estão O presidente da Comissão de Estudos e Relações Trabalhistas da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Fernando Dória; o vice e corregedor do TRT, desembargador João Leite; a vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL), Juliana modesto; presidente do Sindicato dos Advogados, João Onuki; o superintendente Regional do Trabalho do Estado de Alagoas, Cícero Filho; o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Flávio Souza, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra), Alonso Filho.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.