English EN Portuguese PT Spanish ES

LUTO NA ADVOCACIA: Morre, aos 89 anos, o ex-presidente da OAB Ernando Uchoa Lima

jurinews.com.br

Compartilhe

Morreu, nesta segunda-feira (27), em Fortaleza (CE), o advogado Ernando Uchoa Lima, aos 89 anos. Ele foi o único cearense a presidir a OAB Nacional, estando no comando da entidade no período de 1995 a 1998. O Conselho Federal da OAB decretou luto oficial de três dias.

O advogado também esteve à frente da OAB Ceará nos triênios de 1989 a 1991 e de 1991 a 1993. Ernando Uchôa Lima teve sua trajetória marcada por uma relevante atuação na seara criminal, magistério e carreira política, tendo exercido o cargo de Senador da República, Secretário de Estado nas pastas de Justiça e Cultura.  

“Com muita tristeza e saudade, comunico o falecimento do ilustre e querido amigo Ernando Uchôa Lima. Eterno presidente da OAB, com uma vida de serviços à classe, deixa um exemplo para o Ceará, para o Brasil e para a advocacia brasileira”, afirmou o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.

A presidente em exercício da OAB Ceará, Vládia Feitosa, também decretou luto oficial por três dias. “Uma perda imensurável para o direito. A Ordem se solidariza com a família e amigos nesse momento de profunda dor e reitera que seu legado muito nos orgulha e será sempre lembrado, não só no estado do Ceará, mas em todo o país”, disse.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, Humberto Martins, destacou a atuação de Uchôa. “De notável conhecimento jurídico e humanístico, Ernando Uchôa Lima representa uma perda irreparável não só para a advocacia, mas também para todo o sistema de Justiça e para a sociedade brasileira. Seu legado de honrosos serviços prestados à cidadania será eterno! Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte a família e os amigos neste momento de luto”. 

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.