English EN Portuguese PT Spanish ES

Eleições 2024 da OAB movimentam advocacia; disputas já começam a esquentar nos estados

jurinews.com.br

Compartilhe

Os destinos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para os próximos anos serão decididos em 2024 com as eleições diretas para as presidências das Seccionais.

As novas diretorias nos estados e as futuras conselheiras e conselheiros federais da OAB para o triênio 2025-2027 só serão definidos em novembro, mas, até lá, advogadas e advogados de todo o Brasil vão acompanhar e poderão participar, desde que estejam adimplentes com suas anuidades, daquelas que prometem ser as eleições mais disputadas dos últimos anos da maior entidade da sociedade civil brasileira.

Para quem acha que ainda é cedo, as disputas já foram iniciadas e o clima começou a esquentar em pleno recesso da advocacia em alguns estados, como Pará, Piauí, São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Ceará, Paraíba e Roraima.

Em geral pelo país, confraternizações de fim de ano, encontros de verão e reuniões em escritórios deram o tom das primeiras definições sobre possíveis nomes que vão postular as presidências das Seccionais.

Estão sendo observados nos estados o surgimento de novas lideranças, o retorno ao cenário de nomes já experientes em política de Ordem, bem como a construção de projetos de reeleição e até de possíveis terceiros mandatos.

Além disso, o duelo de forças dentro de grupos de situação com líderes que já não empolgam tanto poderá favorecer a oposição e, como em todas as campanhas, traições que irão surgir, adversários de ontem que estarão juntos nos próximos meses, os abusos do poder econômico e muitas ambições e vaidades.

Pesquisas de opinião e de avaliação das atuais gestões deverão balizar as próximas definições. O processo eleitoral da OAB neste ano acontecerá quase que, concomitantemente, com as eleições municipais, podendo representar um fator de influência a mais diante da polarização política nacional.

Para manter você conectado e por dentro de tudo o que acontece nos bastidores da Ordem, a JuriNews começará a revelar e noticiar as movimentações que vão pautar as eleições da OAB em todo o Brasil.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.