English EN Portuguese PT Spanish ES

Aos 21 anos, advogado mais jovem do Brasil poderá atuar nos EUA

jurinews.com.br

Compartilhe

Com apenas 21 anos, o prodígio advogado Mateus Costa Ribeiro fez história mais uma vez: o profissional acaba de ser aprovado na prova de habilitação para atuar nos Estados Unidos. Agora, Mateus deverá consagrar-se como um dos brasileiros mais jovens a conseguir o feito em décadas. 

A trajetória acadêmica de Mateus começou em 2014, quando foi aprovado no vestibular da UnB com apenas 14 anos. Ele não poderia matricular-se na universidade, porque ainda cursava a 8ª série (atual 9º ano) do ensino fundamental.

Mas uma liminar permitiu que ele entrasse na faculdade, contanto que passasse em uma prova com conteúdo do ensino médio: em 24 horas, devorou três anos de matérias escolares e concluiu a etapa.

Em julho de 2018, com apenas 18 anos, ele foi aprovado no Exame de Ordem e recebeu sua carteira profissional, tornando-se o advogado mais jovem do país. Mas as conquistas não param por aí.

Sustentação no STF

Em novembro do mesmo ano, Mateus realizou sua primeira sustentação oral no STF, consagrando-se como o advogado mais jovem a subir à tribuna da Corte para sustentar oralmente.

Em sua lista de realizações precoces soma-se, ainda, o título de mestre na Universidade de Harvard.

De berço

Os primeiros passos rumo à advocacia foram dados ainda antes do vestibular, aos 10 anos de idade. Na tentativa de escapar de um castigo, ele impetrou um habeas corpus para poder assistir ao jogo do Corinthians. Mateus é filho de um casal de advogados e aderiu à influência que também já tinha atingido os dois irmãos mais velhos.

Com informações do Migalhas

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.