O juiz federal titular da 8ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), Pablo Zuniga Dourado tomou posse no cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) pelo critério de merecimento. O ato de posse foi conduzido pelo presidente do TRF-1, desembargador federal José Amilcar Machado.
Após prestar o compromisso de posse, jurando desempenhar, leal e honradamente, as funções de desembargador federal, respeitando a Constituição Federal e as leis do país, Pablo Zuniga Dourado foi declarado oficialmente empossado pelo presidente do TRF-1.
Participaram também do ato de posse o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, o vice-presidente do TRF1, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, o corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal Néviton Guedes, os desembargadores federais João Batista Moreira, Ney Bello, Hercules Fajoses, Daniele Maranhão, Wilson Alves de Sousa, César Jatahy, Rafael Paulo, Pedro Braga Filho, Morais da Rocha, Marcelo Albernaz, Solange Salgado da Silva, Leão Alves, Marcus Bastos, Kátia Balbino, Antonio Scarpa, Newton Ramos, Candice Lavocat Galvão Jobim, o desembargador federal aposentado Neves da Cunha, o secretário-geral da Presidência do tribunal, juiz federal Rodrigo de Godoy e a juíza em auxílio à presidência, Maria Cecília de Marco Rocha.
TRAJETÓRIA
Natural de São Luís/MA, Pablo Zuniga Dourado chega ao Tribunal para ocupar uma das 43 cadeiras de desembargador federal pelo critério de merecimento em vaga aberta com a aposentadoria do desembargador federal Souza Prudente, após integrar lista tríplice elaborada durante sessão Plenária realizada no dia 8 de fevereiro. A nomeação pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (28).
O magistrado graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e possui mestrado em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Ceuma.
Ingressou na Justiça Federal em 2006, assumindo o cargo de juiz federal substituto da 3ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF). Até a data da promoção, Pablo Zuniga ocupava a titularidade da 8ª Vara Federal da seccional maranhense. Como convocado no TRF1, exercia suas funções no gabinete do desembargador federal João Batista Moreira.