Com a presença da população e autoridades locais, além de representantes do sistema de Justiça, o Poder Judiciário de Rondônia inaugurou nesta terça-feira-, 12, o Fórum Digital do município de Candeias do Jamari, o primeiro de quatro que estão sendo entregues este mês.
As unidades dotadas de tecnologia facilitam o acesso à Justiça para aqueles que moram distante de sedes de comarcas. A chegada do Fórum Digital ao município foi comemorada pela população, que apesar de distante quase 20 quilômetros da Capital, tinha dificuldades de acesso aos serviços do Judiciário. Este modelo de fórum, que utiliza a tecnologia, é reconhecido nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça como boa prática e vencedor do prêmio Innovare.
A arquitetura moderna do prédio chama atenção não só pela estrutura completa com recepção e salas de audiências, mas também pelos arredores que proporcionam um espaço de lazer para a comunidade.
O prédio fica na região central do município, na avenida Transcontinental, próximo à prefeitura. No local será possível participar de audiências de modo virtual, emitir certidões, obter informações, entre outros serviços da Justiça Estadual. Além disso, outras instituições que firmaram parceria e se fazem presente no Fórum são: Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Defensoria Pública do Estado, Defensoria Público da União, Polícia Federal e Tribunal de Contas do Estado.
A inovação do projeto vai além dos serviços aliados à tecnologia. O modelo construtivo escolhido, que usa a tecnologia Light Steel Frame, buscou a sustentabilidade da obra, com a geração de poucos resíduos, e em tempo reduzido.
Inauguração
Durante a solenidade de inauguração o presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia destacou o pioneirismo da Justiça de Rondônia, recentemente reconhecida a melhor do país no âmbito estadual e a vocação tecnológica da instituição, que amplia o acesso para quem mais precisa.
“O momento é da digitalização. O Poder Judiciário de Rondônia já tem 100% dos processos digitalizados. Daí para frente, ou se promove uma disrupção ou uma decepção. Judiciário de Rondônia escolheu promover uma disrrupção: Criar em todos os municípios e distritos a presença da Justiça”, destacou. O presidente também destacou o empenho de magistrados e servidores para a concretização dos fóruns.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Antonio Robles também destacou a importância do acesso. “O Poder Judiciário de Rondônia tem demonstrado que quer levar Justiça para todos os quadrantes, facilitar o acesso do cidadão na busca dos seus direitos, como prevê a Constituição Federal”, pontuou.
Representantes do sistema de Justiça presentes na cerimônia também parabenizaram a iniciativa do TJRO e reafirmaram a parceria de estarem presentes também com seus serviços no fórum.
O defensor público geral, Victor Hugo Souza Lima; o promotor de Justiça Julian Farago e a conselheira da OAB Rondônia, Márcia de Souza Lima, também enalteceram o avanço que o Fórum representa para a garantia da cidadania à população local. “Esse é um momento de muita alegria. Toda a população vai economizar com o transporte quando precisar procurar suas ações”, agradeceu o prefeito do município Aldemir Almeida.