O programa Justiça de Proximidade, do Tribunal de Justiça do Maranhão, foi reconhecido e premiado com placa alusiva à conquista de vaga como um dos finalistas na categoria “Inovação da Gestão” da 4ª edição do Prêmio de Inovação, promovido pela J.Ex Administração da Justiça, iniciativa que desenvolve programas de inovação e educação voltados para instituições de Justiça.
O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, fez questão de levar o símbolo que representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Tribunal aos quatro municípios que estão recebendo a 13ª edição do Justiça de Proximidade: Pedreiras, Igarapé Grande, Poção de Pedras e Esperantinópolis.
Numa das visitas, o desembargador posou ao lado do juiz Francisco Crisanto, titular da Comarca de Paulo Ramos, respondendo por Poção de Pedras; dos juízes auxiliares da Presidência, Nilo Ribeiro (coordenador do programa) e Márcio Brandão, além de parte da equipe do Justiça de Proximidade, durante passagem pela Comarca de Poção de Pedras, nesta quinta-feira (23).
“É de muita importância vermos o reconhecimento público por esse programa que nós estamos desenvolvendo com o apoio de todos e de todas, e o Tribunal de Justiça do Maranhão está de parabéns”, disse o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten.
O mesmo prêmio teve o juiz Ferdinando Serejo, coordenador do Laboratório de Inovação do TJMA (ToadaLab), como um dos finalistas na categoria “Executivo de Inovação”.
O Prêmio de Inovação J.Ex tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos âmbitos tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça.
O Justiça de Proximidade, idealizado pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, é uma força-tarefa que leva a alta administração do Judiciário maranhense às comarcas do Estado, para aprimorar, estruturar e atender às necessidades locais.
O mutirão promove reformas e melhorias nas unidades judiciais, serviços de informática, substituição de equipamentos, palestras elucidativas sobre organização, planejamento estratégico, metas, segurança institucional, conscientização socioambiental, cursos, direitos e deveres.
E ainda contempla servidores e magistrados com atendimento médico e psicossocial, além de ouvir e registrar sugestões e solicitações para o desenvolvimento da carreira e melhor prestação de serviços às pessoas que procuram o Judiciário.
Também atende à população dos municípios com o projeto Registro Cidadão, que visa erradicar o sub-registro no Maranhão, oferecendo serviços de registro de nascimento; registro tardio de óbito e de nascimento; emissão de segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito e reconhecimento de paternidade.