O ano de 2020 revelou para a advocacia potiguar um alto percentual de inadimplência. Os motivos principais residem nos fatos da OAB-RN ter a segunda anuidade mais cara do Nordeste e, também, a ausência de medidas para o enfrentamento das dificuldades financeiras decorrentes da pandemia.
Com 13.033 advogados inscritos nos seus quadros até o final de 2020, a OAB-RN alcançou o alarmante patamar de 53,19% de inadimplência, ou seja, 6.932 advogados não pagaram suas anuidades.
Os advogados ouvidos pela JuriNews revelaram muita decepção com a ausência de prestação de serviços mesmo com uma das anuidades mais cara do Brasil (R$ 950,00), a falta de assistência aos advogados e, mais recentemente, a omissão num planejamento para ajudar os advogados em dificuldades financeiras.
O resultado disso é uma inadimplência recorde na Seccional potiguar da OAB já que os advogados não conseguem ou não estão estimulados em pagar suas anuidades. Eles dizem que esperam que a OAB-RN apresente uma oportunidade viável, um plano de parcelamento ou a redução da anuidade, levando em consideração as dificuldades enfrentadas por todos os advogados nestes tempos de pandemia e que seja um estímulo para que se coloque as anuidades em dia.