O Programa Viver Direito, atuante há 13 anos no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), recebe reconhecimento por sua trajetória dedicada à sustentabilidade, promovendo medidas eficazes para minimizar os impactos ambientais e ecológicos.
Além disso, o programa visa aprimorar as condições de trabalho das equipes e cumprir sua função social. Durante esse período, ocorreram notáveis avanços na gestão que tornaram o progresso sustentável em nível nacional.
A calculadora de sustentabilidade do TJDFT revela conquistas. Destacam-se a redução dos impactos ambientais em relação ao consumo de papel em 85%; de água em 51% e de energia em 47%, entre outros. Além da doação às cooperativas de recicláveis de 1300 toneladas de resíduos, entre julho de 2015 a julho de 2023.
O TJDFT alcançou o 3º lugar no Índice de Desempenho Sustentável do Poder Judiciário, demonstrando um comprometimento contínuo em diversas áreas. São exemplos disso a ênfase na mobilidade, uso de fontes alternativas de energia, consumo consciente, transparência na gestão dos gastos, inclusão de PCDs, equidade e diversidade.
Um leque de ações complementares enriquecendo ainda mais essa iniciativa. Inclui-se práticas como o descarte responsável de resíduos, capacitação em sustentabilidade, Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (Pró-Vida), adoção de cotas para mulheres em situação de vulnerabilidade nos contratos, acesso à Justiça para grupos vulneráveis, entre tantas outras, com base na Política de Sustentabilidade do órgão.