A procuradora de Justiça Ivana Cei é a única representante do Amapá a ocupar um cargo no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF. O nome dela foi aprovado pelo Senado Federal nesta quarta-feira (2), para compor a gestão do biênio 2023/2025. Nesta gestão ela também é aúnica mulher entre os sete conselheiros dos MPs estaduais.
A nova conselheira passou por quatro etapas até ser aprovada, uma delas foi a eleição interna na unidade do Ministério Público do Amapá, e na última fase, os candidatos apresentaram ao Senado currículos e perspectivas de ações.
Ivana Cei falou sobre novos planos de trabalho e objetivos. “Essa missão coroa minha trajetória profissional dedicada à instituição Ministério Público. O foco é o mesmo, mas a perspectiva será mais ampla. Até então trabalhei para o fortalecimento e engrandecimento do MP amapaense. A partir da minha posse no CNMP, o trabalho de fortalecimento e engrandecimento será do Ministério Público Nacional, objetivando a interação entre as Unidades do Ministério Público Brasileiro.”, detalhou.
Histórico
Ivana Cei tornou-se membro do MP-AP em 1991, após aprovação no primeiro concurso da instituição. Seu primeiro mandato como procuradora-geral de justiça iniciou em 2011, e em seguida foi reeleita para o biênio 2013/2015. O biênio 2019/2021 também esteve sob sua administração como PGJ, sendo reeleita para a gestão 2021/2023. Em 2021 Ivana Cei foi eleita presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, em que cumpriu o mandato até 2022. Neste mesmo ano o Conselho Superior do MP-AP (CSMP) aprovou, por unanimidade, pelo critério de merecimento, seu nome para o cargo de procuradora de justiça.