English EN Portuguese PT Spanish ES

Ministério Público do MA cobra na Justiça que Estado realize concurso para policial civil

jurinews.com.br

Compartilhe

Após a recusa de aprovados em concurso para assumir a função de delegado, o Ministério Público do Maranhão acionou judicialmente o Estado do Maranhão, solicitando que o governo estadual seja obrigado a realizar concurso público para suprir a falta de policiais civis. 

A Ação Civil Pública (ACP) foi ajuizada pela titular da 3ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de São Luís, Márcia Haydée Porto de Carvalho, que apontou déficit de delegados, escrivães e investigadores.

“Diante do cenário catastrófico já estabelecido, a realização de novo concurso público a curto prazo é medida indispensável para estabelecer o efetivo policial dessa instituição em número mínimo necessário para o pleno desenvolvimento da atividade-fim da Polícia Civil”, declarou a promotora de justiça.

De acordo com o MPMA, a falta de recrutamento e seleção de profissionais para o trabalho na área da segurança pública, nos últimos anos, resultou no total de 657 cargos vagos. No Maranhão, faltam 158 delegados, 438 investigadores e 61 escrivães, segundo o Ministério Público.

Ainda segundo a promotora, a falta de investimento na área da segurança compromete o trabalho do policiamento ostensivo e de captura realizado pela Polícia Militar, assim como todo o empenho das instituições do sistema de justiça no processamento dos crimes.



Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.