English EN Portuguese PT Spanish ES

TJ-RR lança projeto de incentivo à leitura para adolescentes em medidas socioeducativas

Foto: TJ-RR

jurinews.com.br

Compartilhe

Fomentar o acesso à leitura aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Roraima é um dos objetivos do projeto piloto “Leitura Abre Portas: porque ler te faz livre”, lançado pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR), que comemorou 32 anos de existência.

A ação é uma parceria entre o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), a Coordenadoria da Infância de Juventude (CIJ) e a Biblioteca, ambas unidades do Tribunal de Justiça de Roraima, juntamente com Centro SocioEducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE).

Segundo o presidente TJ-RR, desembargador Jésus Nascimento, a iniciativa tem o poder de mudar a vida dos adolescentes e contribui para a sua reinserção na sociedade. “O Poder Judiciário está fazendo a sua parte com essa função social. O projeto tem o objetivo de mostrar para os do CSE a importância da leitura e do estudo para a vida deles”.

A Corte disponibilizará, inicialmente, um acervo com cerca de 50 livros de literatura infantojuvenil e gibis que será ampliado e atualizado periodicamente, para que as obras possam ser trabalhadas pelos professores, com atividades de estímulo do senso crítico, juntamente com os adolescentes, e um notebook para o desenvolvimento das atividades dos profissionais que atuam no segmento.

O supervisor do GMF, desembargador Almiro Padilha, disse, “podemos ajudar fomentando esse projeto, arrecadando livros, fazendo com que esses adolescentes se interessem pela leitura. Falando que aquele momento que estão passando é passageiro e eles podem seguir na vida sendo vitoriosos. É isso que o GMF quer e irá fazer”.

A idealização do projeto prevê também a realização de campanhas de doação de livros com critérios definidos, de eventos culturais visando o incentivo a leitura e a organização de workshops, oficinas, laboratórios e cursos que auxiliem na construção de habilidades que contribuam para o desenvolvimento profissional.

Benefícios

Segundo a bibliotecária do TJ-RR, Madrice Cunha, o projeto irá estimular o raciocínio, aprimorar a capacidade interpretativa e proporcionar um enriquecimento cultural, o acesso e estímulo à leitura é essencial para ampliação das condições de convívio social e de interação.

A Bibliotecária Maryluci Melo comentou que o projeto foi pensado para acolher os adolescentes por meio da leitura. “A filosofia do projeto é que por meio da leitura é possível mudar os pensamentos e as intenções, considerando que as intenções devem ser sempre alinhadas com as ações, corroborar para que eles possam por meio da leitura ter nova atitude diante da vida”.

Com informações do TJ-RR

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.