O juiz José Ricardo Vidal Patrocínio tomou posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) na sexta-feira (28). Ele atuava como titular da 19ª Vara Cível de Fortaleza e foi eleito pelo critério de merecimento após obter a primeira colocação na lista tríplice formada por magistrados qualificados a concorrer ao cargo.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo, e transmitida ao vivo pelo canal do TJ-CE no YouTube. É a primeira vez na história do Judiciário cearense que a posse de um desembargador é feita totalmente online.
“Sou conhecedor da grave responsabilidade que pesa sobre nossos ombros, mas o serviço público é instigante e desafiador porque as demandas sempre são crescentes e é preciso, para vencê-las, buscar um diálogo civilizado e construtivo. É preciso inovar; velhas fórmulas do passado já não nos servem mais. Dificuldades sempre surgirão, fazem parte da vida, ainda mais no âmbito do serviço público. É preciso conhecê-las, e, com sabedoria, explorá-las e dobrá-las”, disse Patrocínio.
E completou: “Com essas palavras, minhas senhoras e meu senhores, e para mostrar que tenho juízo, deixo registrado um último e enfático agradecimento aos meus familiares, em especial a minha mulher Lia, companheira de todas as caminhadas, ao lado de quem construí meu porto seguro, e aos filhos Neto, Eduardo e Guilherme, inspirações de minha vida”.
José Ricardo Vidal Patrocínio recebeu as boas-vindas do colegou desembargador Washington Araújo. “Quero parabenizar o novel desembargador, dando-lhe as boas-vindas neste plenário. Não tenho nenhuma dúvida que o Tribunal de Justiça do Ceará recebe um primoroso julgador”, disse.
Representante da Corte, o desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato também saudou o eleito. “O empossando é, sem dúvidas e sem favor, um dos melhores quadros da magistratura cearense, homem de sólida formação humanística, cujas leituras e curiosidade intelectual vão muito além da incursão sobre compêndios de doutrina e jurisprudência, transpõem em muito os limites do mundo do direito, da aridez de seus conceitos, da rigidez de suas formas”, afirmou.
Eleição
Em segundo lugar ficou a juíza Joriza Magalhães Pinheiro (9ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza) e em terceiro a juíza Rosilene Ferreira Facundo (5ª Vara de Execuções Fiscais de Fortaleza). Ao todo, sete juízes participaram da eleição, que contou com votação nominal e aberta.
Trajetória
José Ricardo Vidal Patrocínio ingressou na magistratura cearense em 1993 no cargo de juiz substituto da comarca de Araripe. Na sequência, atuou nas comarcas de Groaíras, São Benedito, Crateús e Itapipoca, até assumir a 12ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza em 2002. Ainda na capital, em 2010, tornou-se titular da 19ª Vara Cível, onde permaneceu até ser eleito desembargador.
Também atuou na função de juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça no biênio 2011/2013. Após, exerceu os cargos de vice-diretor e diretor do Fórum Clóvis Beviláqua nos biênios 2015/2017 e 2017/2019, respectivamente.
Com informações do TJ-CE