A presidente da OAB São Paulo, Patrícia Vanzolini, oficializou o apoio a José Alberto Simonetti para presidente da OAB Nacional. Primeira mulher a assumir a presidência da maior seccional do país, Vanzolini diz confiar que o conselheiro federal da OAB pelo Amazonas, José Alberto Simonetti, fará uma gestão plural, inclusiva e comprometida com a defesa do estado democrático de direito e valorização da advocacia.
Em nota divulgada nesta segunda-feira (17), a OAB-SP já anunciou que ampliará sua atuação com conselheiros federais por São Paulo à frente de importantes comissões da OAB Nacional.
“Iremos trabalhar em conjunto com o Conselho Federal, fazendo críticas construtivas e apoiando as medidas de renovação da OAB, que é nosso maior compromisso”, pontuou Vanzolini.
Quanto ao tema das eleições diretas, a nota da OAB-SP diz que o próximo presidente afirmou que “a forma das eleições que define a diretoria da OAB Nacional, se continuará sendo congressual, como hoje, ou passará a ser direta, decidida pelos advogado e advogadas, deverá ser pautada no plenário da OAB Nacional para deliberação coletiva ainda neste ano”.
A eleição da chapa “OAB de Portas Abertas”, encabeçada por Simonetti e que propõe a união e o fortalecimento da advocacia brasileira, acontecerá no próximo dia 31, em sessão extraordinária do Conselho Federal da OAB, em Brasília.