O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) condecorou, nesta terça-feira (14), o advogado Nabor Bulhões com a medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira. Bulhões, que é presidente da Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia, recebeu a comenda em homenagem pela sua trajetória profissional na advocacia e pela atuação como renomado jurista e acadêmico, sempre em defesa dos ideais de liberdade, democracia e da Constituição Federal.
A medalha de 2021 é uma edição comemorativa dos 90 anos da OAB e Nabor bulhões é o 19º advogado a receber a honraria em toda a história. Ao longo dos últimos 40 anos, Bulhões ocupou diversos cargos na estrutura da Ordem, foi conselheiro federal em diversas gestões ao longo da década de 1990 e presidiu a seccional de Alagoas entre 1987 e 1991.
“Para mim, trata-se da maior homenagem, da maior honraria a que um advogado possa aspirar. Confesso que jamais imaginei que poderia ser distinguido com tão significativa e extraordinária homenagem dos advogados brasileiros. Estimo, sinceramente, que a generosidade que esta outorga encerra se deve certamente a minha dedicação à entidade ao longo de 40 anos, e por um período quase que idêntico ao do efetivo exercício da minha atividade como advogado, que sempre procurei exercer e tenho exercido com estrita obediência aos preceitos deontológicos da nossa profissão, todos fundados, mais do que no ideário, no exemplo que nos foi legado por Rui Barbosa”, falou Nabor Bulhões.
O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, fez um discurso em homenagem ao mais novo medalha Rui Barbosa da entidade, destacando a trajetória profissional de Nabor Bulhões.
“A advocacia de Nabor Bulhões é uma escola autorreferenciada. Fala por si. Dispensa apostos; abre mão de explicações para dimensionar a importância de seu papel para a Justiça brasileira. O punho firme, o pulso forte e a inteligência intensa e sensível de Nabor Bulhões são registros históricos que irão constar, permanentemente, nos anais da advocacia como fonte de inspiração, de força e de aprendizado para toda a Classe. A Medalha Rui Barbosa é uma homenagem merecida, pois é o reconhecimento de uma vida inteira de esforços em defesa da profissão e dos valores constitucionais”, afirmou.
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, também prestou homenagem ao agraciado. “Nabor é o advogado e o jurista do nosso planeta. Nabor honra a advocacia e a cidadania. Na última décadas ele protagonizou uma série de atuações pela redemocratização do Brasil, culminando com a Constituição Federal de 1988. Nabor é um homem de coragem em defesa da cidadania brasileira”, disse Martins.
Com informações da OAB