English EN Portuguese PT Spanish ES

OAB cria Comissão Especial de Direito na Escola e conselheira Silvana Niemczewski é escolhida presidente 

jurinews.com.br

Compartilhe

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) criou a Comissão Especial de Direito na Escola, nomeando como presidente a conselheira federal pelo Paraná, Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski. 

A portaria n. 230/2025 é assinada pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e pelo coordenador nacional de Comissões do CFOAB, Rafael Horn. A escolha de Silvana foi vista como um reconhecimento da sua dedicação e contribuição para a advocacia e a sua luta por uma sociedade brasileira mais justa e igualitária. 

A Comissão Especial de Direito na Escola vai fomentar a educação jurídica e acompanhar as prioridades do ensino no âmbito da educação básica, fortalecendo a cidadania e o entendimento dos direitos fundamentais.

“A criação da presente comissão reflete o compromisso da OAB em fomentar a educação jurídica desde os primeiros anos escolares, preparando cidadãos conscientes e informados sobre seus direitos e deveres. Sob a liderança de Silvana Niemczewski, a comissão vai desenvolver projetos que integrem o ensino jurídico ao currículo escolar, promovendo uma cultura de legalidade e respeito às normas jurídicas”, disse Beto Simonetti. 

Silvana Niemczewski é uma figura de destaque na advocacia brasileira, conhecida por sua trajetória marcada pelo compromisso com a igualdade racial, dignidade da pessoa humana, inclusão social e luta pelas garantias dos direitos fundamentais. Na última gestão do CFOAB, a conselheira federal foi presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. 

Em sua atuação na OAB, Silvana tem sido uma voz ativa na promoção da diversidade e no combate ao racismo institucional. “Estamos abrindo caminhos que nos levam à justiça, à igualdade e à valorização de nossa classe, e por meio da educação conseguiremos construir um país mais igualitário com base no direito à educação. Desejo que este momento seja mais uma oportunidade de trabalho, inclusão e reflexões propositivas entre todos e todas de nossa sociedade jurídica e em geral”, pontuou Silvana, citando ainda Nelson Mandela: : “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. 

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.