English EN Portuguese PT Spanish ES

Desculpas em análise: Acusados de hostillar Moraes no aeroporto de Roma entram com pedido de retratação no STF

Foto: Divulgação/Agência Brasil
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.

jurinews.com.br

Compartilhe

A defesa de Roberto Mantovani Filho, Andrea Mantovani e Alex Zanatta protocolou um pedido de retratação no Supremo Tribunal Federal (STF). O trio foi denunciado em julho deste ano pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de injúria e calúnia contra o ministro Alexandre de Moraes.

As acusações referem-se a um incidente ocorrido em 2023, no aeroporto de Roma, Itália, quando os denunciados teriam proferido xingamentos como “bandido”, “comprado”, “comunista”, “ladrão” e “fraudador das eleições” contra Moraes. Na ocasião, o ministro estava acompanhado da esposa e de três filhos na sala de embarque.

No pedido apresentado ao STF, os advogados afirmam que os acusados desejam se retratar com as vítimas, utilizando uma medida prevista pela legislação penal brasileira que pode encerrar processos de crimes contra a honra antes da sentença.

O caso está sob relatoria do ministro Dias Toffoli, que analisará a solicitação. Caso a retratação seja rejeitada, os denunciados enfrentarão julgamento e poderão ser condenados. Ainda não há prazo para a decisão do relator.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.