English EN Portuguese PT Spanish ES

‘MAIS TRANQUILIDADE’: Presidente do TCU vê paz após ‘crises diárias’ no governo Bolsonaro

jurinews.com.br

Compartilhe

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, disse nesta segunda-feira (27) que vê um ambiente mais pacificado no país no governo Lula (PT), ante gestões anteriores, que, na visão dele, geravam “crises diárias artificiais”.

“Precisamos todos de um pouco de paz”, disse Dantas. Na visão dele, 2023 prometeu “um pouco mais de tranquilidade”.

Sem citar nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Dantas disse que “brotavam” crises na Praça dos Três Poderes e falou em “agressões” a instituições.

“Aquelas crises artificiais diárias que brotavam lá na Praça dos Três Poderes. em Brasília, a gente já não vê mais. A gente acorda de manhã e ninguém está preocupado em ver qual foi a agressão que foi feita ao Supremo, qual foi a agressão que foi feita a outras instituições”, salientou.

Em seguida, afirmou: “Estamos preocupados com o quê? Estamos preocupados com educação, com saúde, com segurança. E é com isso que temos que nos preocupar. Já são tantos os problemas que nós temos, não precisamos de problemas artificiais, problemas inventados”.

Dantas citou ainda a criação de uma secretaria de controle externo, voltada à prevenção de conflitos e solução consensual, a qual disse que gostaria que seja a marca de sua gestão.

“Nós temos uma pauta enorme para limpar esse entulho que nós fomos acumulando nos últimos 10 anos. E eu acho que, se cada instituição der um passo atrás e respeitar o espaço de decisão das outras, nós temos um caminho”, afirmou ele.

Marco fiscal

O ministra da Corte de Contas ainda afirmou que deve adiantar reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o novo marco fiscal. A reunião seria no dia 4 de abril, após retorno de Haddad da China. Como a viagem foi adiada, as duas autoridades devem se reunir antes daquela data.

O novo arcabouço fiscal, medida que substituirá o teto de gastos, tem sido apresentado por Haddad a algumas autoridades antes do anúncio oficial.

Com informações do Metrópoles

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.