A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que investiga um esquema de corrupção que envolve advogados e conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Os agentes cumpriram mandados nesta sexta-feira (11) na cidade de São Paulo com a participação da Receita Federal e de representantes da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Segundo a PF, as investigações tiveram início após um acordo de colaboração premiada feito entre um dos investigados, que teria apresentado evidências de corrupção e tráfico de influência, após um suposto pagamento de R$ 350 mil a um advogado e conselheiro do Carf, com o intuito de influenciar no julgamento de processos na entidade.
A PF realizou busca e apreensão na casa e no escritório de um dos advogados envolvido no caso, para aprofundar mais as investigações.
Os envolvidos vão responder pelos crimes de corrupção passiva, por oferecimento de vantagem indevida a funcionário público e por tráfico de influência.
O QUE DIZ O CARF
Em nota, o CARF informou que está tomando providências para o “conhecimento pleno da situação para se colocar à disposição das autoridades no que for preciso”.
Com informações do TJ-RN