O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) publicou nesta sexta-feira (6/1), no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), o edital de abertura do II Concurso Público Nacional Unificado para Ingresso na Carreira da Magistratura do Trabalho. Ao todo, serão ofertadas 300 vagas para o cargo de juíz (a) do Trabalho substituto (a) em todo o país, com subsídio para o cargo de R$ 32.004,65.
As inscrições podem ser feitas de 9 de janeiro a 15 de fevereiro, via internet. O valor da taxa de inscrição é de R$ 320. Entre as exigências, a candidata ou o candidato deve ser bacharel em Direito e ter exercido atividade jurídica pelo período mínimo (contados a partir da obtenção do grau de bacharel).O edital será publicado no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (9).
Provas e etapas
A prova objetiva seletiva está prevista para 14 de maio e será aplicada nas 24 cidades sedes dos Tribunais Regionais do Trabalho TRTs. As demais provas e etapas do concurso serão realizadas em Brasília, no edifício-sede do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT.
Além da prova objetiva, o certame terá provas escritas, prova oral e avaliação de títulos. Na prova objetiva, serão 100 questões
Veja a seguir a distribuição das vagas por cada tribunal:
TRIBUNAL | VAGAS |
TRT da 1ª região – Rio de Janeiro | 45 |
TRT da 2ª região – São Paulo | 85 |
TRT da 3ª região – Minas Gerais | 45 |
TRT da 4ª região – Rio Grande do Sul | 8 |
TRT da 5ª região – Bahia | 5 |
TRT da 6ª região – Pernambuco | 11 |
TRT da 7ª região – Ceará | Vaga futura |
TRT da 8ª região – Pará/Amapá | 9 |
TRT da 9ª região | 11 |
TRT da 10ª região – Paraná | 2 |
TRT da 11ª região – DF/Tocantins | 5 |
TRT da 12ª região – Amazonas/Roraima | Vaga Futura |
TRT da 13ª região – Santa Catarina | 1 |
TRT da 14ª região – Acre/Rondônia | 7 |
TRT da 15ª região – Campinas | 40 |
TRT da 16ª região – Maranhão | 1 |
TRT da 17ª região – Espírito Santo | 1 |
TRT da 18ª região – Goiás | 5 |
TRT da 19ª região – Alagoas | 1 |
TRT da 20ª região – Sergipe | 2 |
TRT da 21ª região – Rio Grande do Norte | 3 |
TRT da 22ª região – Piauí | 1 |
TRT da 23ª região – Mato Grosso | 10 |
TRT da 24ª região – Mato Grosso do Sul | 2 |
TOTAL | 300 |
De acordo com o edital, a localização das vagas indicadas poderá sofrer alterações, especialmente, em razão da ocorrência de remoções de juízes substitutos. Além disso, o provimento dos cargos será feito conforme disponibilidade orçamentária e a necessidade do serviço.
O que é preciso para concorrer?
A carreira de juiz do TST exige o nível superior em Direito, experiência jurídica de, no mínimo, três anos e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Os ganhos em início de carreira são de R$32.004,65. O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade.
Como se inscrever no concurso TST unificado de juiz?
As inscrições serão feitas pela internet e aceitas de 9 de janeiro a 15 de fevereiro. Para participar, será necessário acessar o site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora .
O primeiro passo será pesquisar a área destinada ao edital de interesse e, em seguida, preencher o formulário com todos os dados para cadastro.
Por último, o candidato deve imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de inscrição. O valor é de R$320.
Concurso TST terá várias etapas; Primeira prova em maio!
Os candidatos do concurso TST unificado serão avaliados por meio de várias etapas, tendo elas caráter eliminatório e classificatório.
As primeiras provas do acontecerão em 14 de maio. A primeira e a segunda etapas serão compostas por: a primeira uma prova objetiva e a segunda duas provas escritas (uma discursiva e prática, que consiste na elaboração de uma sentença trabalhista).
Na terceira etapa, de caráter eliminatório, serão várias fases:
- inscrição definitiva;
- exame de sanidade física, mental e psicotécnico;
- sindicância da vida pregressa e investigação social.
As duas últimas etapas serão compostas por uma prova oral e uma avaliação de títulos, de caráter classificatório.
O prazo de validade do concurso TST unificado será de dois anos.
Confira a íntegra do edital de abertura do concurso.