O Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) deliberou nesta quinta-feira (18) sobre a composição da lista tríplice para o preenchimento de uma vaga de desembargador, destinada a um representante do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em conformidade com o quinto constitucional.
A presidente do TJ-TO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, conduziu a 5ª sessão ordinária onde foram definidos os três nomes que serão encaminhados ao governador Wanderlei Barbosa para a escolha final.
Os procuradores de justiça Ana Paula Reigota Ferreira Catini, João Rodrigues Filho, José Demóstenes de Abreu, Leila da Costa Vilela Magalhães, Maria Cotinha Bezerra Pereira e Ricardo Vicente da Silva pleitearam a vaga na lista sêxtupla, formada pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) e definida em sessão extraordinária realizada em 30/10/2023.
Os nomes foram listados em ordem alfabética, conforme o Edital n. 001/2023 CSMP.
Após votação do Pleno, a lista tríplice foi aprovada com os seguintes membros do MPTO: João Rodrigues Filho (9 votos), José Demóstenes de Abreu (8 votos) e Leila da Costa Vilela Magalhães (6 votos).
Essa lista será submetida ao governador Wanderlei Barbosa, que terá um prazo de 20 dias, a partir do recebimento do ofício, para selecionar o novo desembargador do TJTO.
A presidente do TJ-TO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, expressou confiança na escolha do governador e afirmou que o indicado será bem recebido pela corte e desempenhará um excelente trabalho como desembargador.
O procurador-geral de Justiça do Estado do Tocantins, Luciano Casaroti, elogiou a condução do processo pelo Tribunal de Justiça e a escolha dos nomes, expressando confiança de que qualquer um dos três selecionados será um representante de excelência do Ministério Público no TJ-TO.
Redação, com informações do TJ-TO