Ainda na programação do Outubro Rosa, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou mais uma edição do projeto ‘Maria nas Comunidades’ no último sábado (28), com apoio de entidades parceiras, entre elas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Desta vez, o Colégio Tocantins no município de Miracema foi palco para discussões sobre o tema ‘Violência contra mulher na política e violência de gênero’. A ação surge com objetivo de defender os direitos das mulheres e o acolhimento de vítimas de violência.
O encontro contou com a palestra da presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Tocantins (ABMCJ), Gizella Magalhães Bezerra Moraes Lopes que discutiu sobre os diversos tipos de violência de gênero.
Além de um momento para uma discussão sobre o câncer de mama, a importância do autoexame, com o toque e a conscientização da população na atenção à saúde, com a enfermeira e coordenadora do Prevenção da Saúde da Mulher (Savis), Sâmia Chabo, e a professora de Biologia, Noélia Bekers.
Ao comentar sobre a roda de conversa, a diretora do colégio, Ana Maria Luca ressalta a importância do momento para complementação do tema que já é tratado em sala de aula.
“A palestra veio para complementar o nosso trabalho, o que a gente trabalha com os alunos sobre violência contra a mulher. Os professores estavam presentes e eles já são multiplicadores dentro da escola sobre essa temática. Nós orientamos os alunos sobre a questão do respeito com as mulheres que elas devem ser respeitadas. Então, a gente faz um trabalho bem efetivo aqui dentro da escola, na verdade, a gente trabalha muito a questão dos valores.”