English EN Portuguese PT Spanish ES

VIROU MODA: TRF1 sofre ataque hacker e site está fora do ar

jurinews.com.br

Compartilhe

Mais um Tribunal teve seu site hackeado. Dessa vez foi o Tribunal Regional Federal da 1ª Região que sofreu um ataque cibernético nesta sexta-feira (27/11) e o site da instituição foi tirado do ar por prevenção. Um perfil anônimo no Twitter assumiu a autoria do ataque.

O perfil postou um link com dados que teriam sido capturados do sistema da corte. O link exibia a seguinte mensagem:

Vazamento de dados do Tribunal Regional da Primeira Região (portal.trf1.jus.br). isso é sério? um orgão tão importante com uma vulnerabilidade tão grave.. Nest post estamos expondo “só” o conteudo de 4 (cit, concurso, stf e trfweb) das 47 DBS, apenas para demonstrar que o TRF1 tambem é vulnerável. nosso objetivo NÃO é causar o caos, nem prejudicar o TRF1 (sic)”.

Além da mensagem, a postagem exibia uma imagem com pixels formando o rosto do diabo para celebrar o sucesso do ataque.

A assessoria do TRF-1 confirmou a invasão e informou que o banco de dados da corte entrou em manutenção para identificar possíveis falhas de segurança. “A equipe do Tribunal está avaliando agora, mas a princípio houve somente uma divulgação de material que já era de domínio público”, diz a nota divulgada.

Ataques

No início do mês, dia 3, o STJ também foi vítima de ataque cibernético, quando foram interrompidas as transmissões de todas as sessões, que aconteciam de forma virtual.

O site da Corte ficou vários dias fora do ar, foram suspensos os prazos e as sessões. Segundo informações, outros órgãos, como o ministério da Saúde e o governo do Distrito Federal, também foram vítimas de ataque na mesma semana.

O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, informou passados nove dias do ataque, que o trabalho de recuperação dos sistemas apresenta cenário positivo além do previsto, estando praticamente restauradas as principais ferramentas.

No dia 17, as sessões de julgamento voltaram a ocorrer, mas logo no início, as transmissões foram interrompidas. A instabilidade afetou a transmissão de todas as seis turmas.

Nesta semana, porém, as sessões foram realizadas sem nenhum problema aparente.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.