A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP) está com inscrições abertas para o 1º Congresso de Inteligência Artificial (IA) no Direito, marcado para o dia 25 de março, em sua sede, das 9h às 18h. O evento tem como objetivo discutir o impacto da inteligência artificial no exercício da advocacia e apresentar oportunidades para sua aplicação na área jurídica.
A palestra de abertura, intitulada “O Futuro do Direito e o Direito do Futuro”, será proferida pelo advogado e presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial, Solano de Camargo. Destacando a importância do evento, Camargo ressalta que a Inteligência Artificial Generativa está revolucionando positivamente a prática da advocacia e que o congresso visa proporcionar conhecimento e experimentação sobre o potencial dessa ferramenta.
O congresso contará com diversas mesas de debates ao longo do dia, abordando temas como “Proteção de Dados na Era da IA”, com a participação do deputado federal Orlando Silva, relator do PL das Fake News na Câmara Federal; “Direito e Inovação na Era Digital do Agronegócio”, com representantes de empresas do setor; “Transformação Digital nos Departamentos Jurídicos”, com advogados de grandes empresas do país; e “IA na Prática na Advocacia”, com cases de sucesso apresentados por empresas como Aplicativo 99, Google, Latam e Corinthians.
Além disso, está previsto o lançamento do livro “Manual de Engenharia de Prompts no Direito”, de Solano de Camargo, durante o congresso. O livro explora os fundamentos da engenharia de prompts, incluindo seu papel no desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina e considerações éticas na prática jurídica, visando aumentar a produtividade e eficiência no exercício da advocacia.
O evento promete ser uma oportunidade única para advogados e profissionais do direito se atualizarem sobre as tendências e oportunidades trazidas pela inteligência artificial na área jurídica.