O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está considerando a veiculação de uma campanha publicitária nacional para incentivar o voto da população negra nas eleições municipais deste ano. Se concretizada, essa seria a primeira campanha desse tipo na história da corte. A ideia surgiu a partir da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Justiça Eleitoral, criada em 2022.
A comissão tem promovido discussões, eventos e seminários focados em ampliar a participação da população negra nos processos eleitorais. O objetivo é que a campanha tenha um impacto similar ao das iniciativas anteriores que enfatizaram a importância do voto feminino, visando aumentar a presença de eleitores pretos e pardos nas urnas.
Atualmente, dos 155,9 milhões de eleitores registrados no Brasil, 5,45% se declaram pardos e 1,16% se declaram pretos, segundo o TSE. Outros 89,82% não informaram sua cor. Esses dados, coletados pela Justiça Eleitoral desde novembro de 2022, são auto declaratórios e representam uma nova etapa na qualificação do cadastro eleitoral.
O TSE afirmou que a campanha é um tema importante e está sendo considerado, mas não divulgou uma previsão para o lançamento. A corte explicou que a atualização do cadastro eleitoral com informações sobre cor, gênero e etnia indígena é um processo gradual, dependendo da iniciativa dos eleitores para atualizar seus dados.
Redação, com informações do Agora RN