English EN Portuguese PT Spanish ES

AO VIVO: STJ retoma julgamento sobre planos de saúde. Mulheres se acorrentam para defender rol exemplificativo

jurinews.com.br

Compartilhe

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) retomou nesta quarta-feira (23), o julgamento sobre a cobertura de planos de saúde. Um grupo de aproximadamente cem pessoas, em sua maioria mulheres, realiza um protesto na tarde desta quarta-feira (23) em frente a sede do STJ, em Brasília.

ACOMPANHE AO VIVO: https://youtu.be/gcbFCkP4drg

Os ministros da 2º Seção da Corte vão definir se a lista de procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, instituída pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é exemplificativa ou taxativa.

Com a campanha #RolTaxativoMata, os manifestantes defendem que o rol de procedimentos da ANS seja exemplificativo, ou seja, que a lista da agência reguladora funcione apenas como referência mínima e que outras obrigações possam ser atendidas pelos planos a partir de solicitação médica. “O lucro dos convênios não pode estar acima do direito à saúde”, diz uma das faixas.

São analisados dois recursos que terão repercussão geral e vão definir se as operadoras dos planos podem ou não ser obrigadas a cobrir procedimentos não incluídos na relação da agência reguladora.

O julgamento teve início em 16 de setembro de 2021, com a apresentação do voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão. Ele defende a taxatividade da lista, a exemplo do que ocorre em alguns países, como Inglaterra, Itália, Japão e Estados Unidos.

A ministra Nancy Andrighi pediu vista e será a primeira a votar nesta quarta-feira. Ela possui um posicionamento diferente do que foi apresentado pelo relator, ou seja, é favorável ao rol exemplificativo.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.