English EN Portuguese PT Spanish ES

STJ devolve controle da Imcopa para o Grupo Petrópolis

jurinews.com.br

Compartilhe

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta sexta-feira (15), que o Grupo Petrópolis retome o controle do Grupo Imcopa. A decisão do ministro Antônio Carlos Ferreira reverte uma determinação anterior do desembargador Tito Campos de Paula, do Tribunal de Justiça do Paraná, que havia suspendido uma decisão de primeira instância.

Segundo a determinação do STJ, as reclamantes, que detêm quase a totalidade dos créditos sob recuperação, têm legitimidade para decidir sobre a gestão da empresa conforme o plano recuperacional. Esta medida restabelece as condições originais até o julgamento final desta reclamação.

A decisão ocorre em meio a um contexto de investigações sobre possíveis condutas ilícitas na gestão do Grupo Imcopa. A Divisão Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR) do Paraná realizou uma operação no último dia 7 para apurar tais condutas, com destaque para o envolvimento de Fernando Lauria e Mauro Piacentini na administração da Imcopa.

A investigação aponta para a atuação de Renato Mazzuchelli e Ruy del Gaiso, agentes do mercado financeiro, que estariam envolvidos na gestão da Imcopa através da empresa Nuevo Plan5. Segundo as autoridades, cerca de R$ 135 milhões teriam sido desviados para contas pertencentes a empresas de Ruy e Renato.

Essa disputa judicial tem um histórico complexo, envolvendo arrendamentos de fábricas, alegações de golpe financeiro e fraudes. O empresário Walter Faria, dono do Grupo Petrópolis, acusa Ruy e Renato de fraude e golpe financeiro, enquanto a gestora R2C teria captado recursos para comprar créditos da Imcopa.

Embora Walter Faria tenha se recusado a comentar a decisão, a assessoria de imprensa do Grupo Imcopa ainda não se pronunciou sobre o desdobramento mais recente.

Redação, com informações do CNN

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.