English EN Portuguese PT Spanish ES

STJ define tributação do IR sobre planos de stock option na revenda das ações

jurinews.com.br

Compartilhe

No julgamento do Tema 1.226, em regime de recursos repetitivos, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou entendimento sobre a natureza mercantil dos planos de stock option (SOP), usados por empresas para oferecer a compra de ações a executivos, empregados e prestadores de serviços.

A corte decidiu que o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) só incide no momento da revenda das ações, quando houver ganho de capital, afastando a tributação no ato da aquisição.

De acordo com o relator do recurso, ministro Sérgio Kukina, a mera aquisição das ações oferecidas pelo SOP, ainda que por um valor inferior ao do mercado, não configura aumento de patrimônio, que seria o fato gerador do IRPF. O ministro destacou que, nesse momento, o beneficiário exerce o direito de compra, sem obter acréscimo patrimonial.

“A renda só deve ser tributada quando realizada, ou seja, quando houver um efetivo acréscimo ao patrimônio do titular, o que não ocorre no momento da opção de compra”, explicou Kukina. Assim, a tributação se dá apenas no momento da revenda das ações, caso haja lucro, caracterizando ganho de capital.

A Fazenda Nacional argumentou que o SOP estaria vinculado ao contrato de trabalho, configurando uma forma de remuneração, e, por isso, o IRPF deveria ser retido na fonte. No entanto, o STJ afastou essa interpretação, ressaltando que o empregado paga para exercer o direito de compra das ações, o que retira o caráter de “gratuidade” ou remuneração.

Kukina concluiu que o stock option plan é uma oferta de ações com caráter estritamente mercantil, mesmo que concedido durante o vínculo empregatício, devendo ser tributado apenas no momento da alienação lucrativa das ações. Assim, a corte negou provimento ao recurso da Fazenda Nacional, reforçando a incidência do IRPF apenas na revenda das ações com ganho de capital.

Leia o acórdão no REsp 2.069.644.

Redação, com informações do STJ

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.