English EN Portuguese PT Spanish ES

Novos ministros trazem diversidade e experiência jurídica ao STJ, defendem autoridades

Foto: STJ

jurinews.com.br

Compartilhe

Autoridades dos três poderes enalteceram as qualidades técnicas dos novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – Teodoro Silva Santos, Afrânio Vilela e Daniela Teixeira – e ressaltaram que a experiência profissional dos três trará uma contribuição fundamental para os trabalhos da corte.

A cerimônia de posse foi realizada nesta quarta-feira (22), foi conduzida pela presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Para a ministra Maria Thereza, a chegada de Teodoro Silva Santos, Afrânio Vilela e Daniela Teixeira traz diversidade à composição da corte e permite que, a partir de novos olhares, as discussões jurídicas no tribunal sejam ainda mais qualificadas.

“O STJ recebe três pessoas com origens, formações e experiências distintas, mas igualmente preparadas para tornarem nosso tribunal cada vez mais forte, célere e atuante”, resumiu.

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, os novos ocupantes das vagas no STJ representam não só regiões diferentes do país, mas também simbolizam pautas sociais importantes, como a presença de mais mulheres em cargos do Judiciário.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, afirmou que os três novos ministros certamente vão participar de iniciativas que podem valorizar ainda mais o papel do STJ perante os brasileiros que precisam do Judiciário.

“Os currículos profissionais e acadêmicos de Teodoro Silva Santos, Afrânio Vilela e Daniela Teixeira os credenciam a colaborar de maneira relevante no trabalho realizado pela corte, com o objetivo final voltado para que tenhamos uma prestação jurisdicional acessível, célere e satisfatória”, disse.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia elogiou a escolha para o STJ de seu conterrâneo Afrânio Vilela – ambos são nascidos em Minas Gerais – e celebrou a chegada ao tribunal de uma mulher “batalhadora e profissional” como Daniela Teixeira.

Na opinião da subprocuradora-geral da República Luiza Cristina Frischeisen, enquanto Teodoro Santos e Afrânio Vilela trazem a experiência de juízes de carreira, Daniela Teixeira, vinda da advocacia, é uma “militante das mulheres” e representa a importância do aumento de integrantes femininas no sistema de Justiça.

Para o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, o STJ ganha muito com a nomeação dos três novos ministros. “São perfis diferentes e trajetórias brilhantes. O STJ terá ainda mais condições de dialogar com os problemas reais da sociedade civil”, apontou.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que esta posse é um momento especial, pois os novos ministros reúnem o conhecimento e as capacidades necessárias para dar contribuições valiosas ao Tribunal da Cidadania.

“A cooperação entre o STJ e a AGU foi ampliada nos últimos tempos, e tem permitido reduzir litígios e encontrar soluções jurídicas responsáveis e seguras para problemas complexos. A população brasileira é a grande beneficiada por esse processo, e não temos dúvidas de que os novos ministros também serão grandes parceiros no amadurecimento dessa colaboração interinstitucional”, afirmou.

Redação, com informações do STJ

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.