English EN Portuguese PT Spanish ES

Não há eleições democráticas sem imprensa livre, afirma Cármen Lúcia

Foto: TSE

jurinews.com.br

Compartilhe

Durante a inauguração do Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2024, na manhã desta quinta-feira (26), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, ressaltou a importância de uma imprensa livre para a realização de eleições verdadeiramente democráticas no Brasil.

“Não há eleições democráticas sem imprensa livre, independente”, afirmou a ministra, enfatizando o papel fundamental dos jornalistas na cobertura do processo eleitoral.

O CDE 2024 foi criado para oferecer todas as condições necessárias para que os profissionais de comunicação possam trabalhar com transparência, agilidade e segurança. O espaço contará com estações de trabalho, internet, áreas para entrevistas e coletivas, e será um ponto central para que as informações sobre as eleições cheguem de forma clara e precisa à população.

Desde 2004, a Justiça Eleitoral tem dedicado espaços à imprensa durante o período eleitoral, com a finalidade de garantir a melhor cobertura possível e promover a transparência no processo. Este ano, a expectativa é credenciar cerca de 600 jornalistas e técnicos.

Cármen Lúcia destacou ainda que, em momentos de crise ou complexidade, como nas eleições municipais de 2020, durante a pandemia da covid-19, a Justiça Eleitoral manteve o compromisso com a transparência, oferecendo o espaço necessário para que a imprensa exercesse seu papel essencial.

“É por meio de uma imprensa livre que a cidadã e o cidadão brasileiros podem ser informados, saber o que está se passando, e exercer plenamente seu direito ao voto”, concluiu a ministra.

Redação, com informações do TSE

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.