English EN Portuguese PT Spanish ES

INCLUSÃO E A UNIÃO : TST forma lista histórica em busca da igualdade de gênero com 3 mulheres para cargo de ministro

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) escolheu, pela primeira vez, três mulheres para integrar a lista tríplice para a vaga deixada com a aposentadoria, no último dia 09 de setembro, do ministro Renato Lacerda.

É um protagonismo histórico defendido pela atual gestão em busca de maior participação feminina nos tribunais superiores.

Na eleição ocorrida na tarde desta quarta feira (21) foram escolhidas as desembargadoras Joseane Dantas (TRT21 – Rio Grande do Norte), Ana Paula Lockerman (TRT15 – Campinas) e Liana Chaib (TRT22 – Piauí).

Desde o início da sua gestão, o presidente do TST, Emmanoel Pereira, tem defendido políticas de inclusão, de diversidade, de pluralidade e de igualdade de gênero.

O destaque simbólico mais evidente desta eleição de hoje no Tribunal Superior do Trabalho foi a união dos ministros em prol da institucionalidade do tribunal.

“Esta foi mais uma grande conquista para implantação da política de inclusão e de igualdade de gênero para a Justiça brasileira”, comemorou o presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira.

QUEM SÃO AS DESEMBARGADORAS

Joseane Dantas dos Santos atua na Justiça do Trabalho desde 1984. Inicialmente, ocupou o cargo de servidora do TRT da 6ª Região, à época com jurisdição sobre os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em 1993, Joseane foi aprovada em concurso e assumiu cargo de juíza substituta do TRT da 21ª Região. Em janeiro de 2005, a juíza assumiu a titularidade da 7ª Vara do Trabalho de Natal onde permaneceu até sua posse como desembargadora do TRT-RN, em junho de 2013.

Ana Paula Lockmann atuou desde 1993 como juíza do trabalho substituta. Foi promovida em outubro de 1994 a juíza titular da 55ª Junta de Conciliação e Julgamento de São Paulo.

Ingressou no quadro de juízes titulares do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em 1994 por permuta. Foi promovida a desembargadora do TRT-15 em 2010, pelo critério de merecimento. Atuou como corregedora regional do tribunal no biênio 2020/2022.

Liana Chaib é doutora e mestre em Direito Constitucional. Ingressou no TRT-22 em 2001, e já ocupou a presidência da Corte duas vezes: nos biênios 2004/2006 e, depois novamente no 2018/2020. Antes disso, atuava como juíza do trabalho.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.