A sessão ordinária de julgamento do Conselho da Justiça Federal (CJF), realizada nesta segunda-feira 28, com suporte de vídeo e transmissão ao vivo no canal do CJF do YouTube, foi marcada pela posse dos novos integrantes do Colegiado: o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Kukina, como membro efetivo, e os também ministros do STJ Rogerio Schietti e Gurgel de Faria, como membros suplentes.
O presidente do CJF, ministro Humberto Martins, proferiu palavras de boas-vindas aos novos integrantes, incluindo a nova presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marisa Santos, que participou de sua primeira sessão ordinária no Conselho de forma presencial. A magistrada já havia integrado a última sessão virtual do Pleno, realizada entre os dias 14 e 16 de março de 2022.
Ao se referir à posse dos ministros, o presidente destacou que “hoje se inicia um novo capítulo na história do Conselho da Justiça Federal, que teve sua composição recentemente ampliada pela Lei n. 14.226/2021, em decorrência da criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região”.
O ministro Humberto Martins também elogiou a trajetória e a experiência de todos os novos membros e destacou que a presença dos magistrados enriquecerá os trabalhos do Conselho:
“Os currículos de Vossas Excelências demonstram que todos são magistrados altamente qualificados e notáveis, e que desempenham sempre suas atividades com excelência. Quero reiterar a minha admiração e a minha amizade e dizer que o momento é de alegria porque hoje se inicia um período de trabalho conjunto, diálogo e colaboração mútua, tudo para o aprimoramento deste CJF e da Justiça Federal”.
Novos membros
Em seu discurso de posse, o ministro Sérgio Kukina expressou sua honra em compor o Pleno. “Podem esperar que empreenderei meus melhores esforços para fazer frente às demandas que aqui chegam. Quero desejar que essa seja uma gestão exitosa para todos que já estão integrando este Conselho e também para os mais recentes, como eu, que estão principiando. Agradeço muito pela oportunidade de estar aqui”, disse ele.
O ministro Rogerio Schietti agradeceu as gentis palavras proferidas e parabenizou os colegas que também tomaram posse junto a ele. “Quero dizer que também estarei à disposição para as convocações eventuais que porventura ocorram, sempre disposto a colaborar para uma Justiça Federal cada vez mais efetiva, justa e célere. Agradeço ao presidente e espero ter um convívio muito bom com todos aqui”, declarou o magistrado.
Já o ministro Gurgel de Faria registrou sua alegria em retornar ao Colegiado do CJF: “Fui conselheiro aqui nos anos de 2009 a 2011, época em que fui presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). E ao voltar a esta Casa, na verdade, eu estou na minha verdadeira casa, que é a Justiça Federal. Fiz toda a carreira na minha querida Justiça Federal e aqui irei contribuir para este Colegiado no que estiver ao meu alcance”.
A desembargadora Marisa dos Santos exaltou a honra de integrar o CJF: “Chego nesta posição para dar o melhor de mim, com todo o conhecimento que adquiri ao longo desses anos. Hoje, a 3ª Região está aqui trazendo orgulhosamente uma mulher ao CJF, não pelo fato de ser mulher, mas por ser uma profissional que alcançou todos os degraus da carreira. E isso é algo que, a meu ver, deve incentivar todas as magistradas do Brasil”.
Despedidas
A sessão desta segunda-feira também marcou a despedida do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, que integrou sua última sessão ordinária no Pleno do CJF na condição de membro efetivo. Na ocasião, o magistrado recebeu uma placa em homenagem ao trabalho desenvolvido no Conselho.
“Vivi momentos inesquecíveis neste Conselho e levo daqui ensinamentos que só poderia receber no âmbito de um Conselho de tão grande gabarito, com tantos conselheiros comprometidos com a causa da Justiça Federal. Deixo o CJF com a consciência tranquila de que me esforcei para fazer o melhor e com a consciência ainda mais tranquila quando vejo que este Conselho se rejuvenesce”, afirmou o desembargador federal.
O Pleno ainda se despediu do subprocurador-geral da República Francisco Rodrigues dos Santos Sobrinho, representante do Ministério Público Federal (MPF), que anunciou ao Colegiado sua aposentadoria.
“Poderia ter me aposentado há muito tempo, mas eu adoro o trabalho que eu faço. Então, procuro fazê-lo da melhor forma possível, dentro daquilo que são minhas atribuições. Mas tenho que me despedir e, por isso, aproveito esta última oportunidade para deixar um abraço a todos os integrantes aqui neste Conselho e agradecer a atenção que sempre me foi dada”, declarou o subprocurador-geral da República.
Com informações do CJF