O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu uma nova iniciativa em prol da sustentabilidade, ao encaminhar 558 itens de tecnologia considerados inutilizáveis pela instituição. Esses dispositivos foram entregues a uma empresa especializada na reciclagem de resíduos eletrônicos. A ação ocorreu na cidade de Londrina, na última quarta-feira (24/5).
Dentre os itens descartados, destacam-se celulares, impressoras, scanners, monitores, estabilizadores, leitores de códigos de barras, microfones e computadores.
Conforme relatado pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPR (DTIC), devido ao desgaste decorrente ao uso e à inviabilidade de reutilização dos aparelhos, a recuperação desses objetos não seria economicamente viável.
O descarte correto desses aparelhos contribui para o desenvolvimento sustentável e está alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como com as definições e preceitos estabelecidos pela Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Descartar corretamente os resíduos eletrônicos reduz o acúmulo de lixo no planeta e também movimenta a economia.