A Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) apontou um índice de 94,6% de metas estratégicas cumpridas no relatório do primeiro quadrimestre de 2023. Na Reunião de Análise Estratégica (RAE) do ano, dirigentes de todas as áreas do tribunal discutiram as possibilidades estratégicas para o próximo ciclo avaliativo.
A principal finalidade da RAE é acompanhar a implementação do Plano Estratégico do STJ, por meio do monitoramento de objetivos, indicadores, metas e iniciativas.
De acordo com Elaine Nóbrega, assessora-chefe da AGE, o cumprimento das metas estabelecidas para o primeiro quadrimestre pode ser considerado um incentivo para as unidades. “Muitos dos objetivos estratégicos constam indicados em verde no painel, em situação classificada como ótima”, comentou ela.
A Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão (ACIN), a Secretaria de Administração (SAD) e a Secretaria de Processamento de Feitos (SPF) despontam como as três unidades no topo do cumprimento de metas setoriais para atingimento de resultados estratégicos.
O debate na RAE destacou ainda algumas ferramentas que vêm sendo desenvolvidas para apoiar o cumprimento de metas no âmbito do tribunal.
Entre elas, estão o Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), que tem previsão de três novas turmas no segundo semestre de 2023 para resolução de problemas complexos; o Prêmio Inova STJ, que destaca as melhores práticas e ideias criadas por unidades do tribunal e tem previsão para publicação de edital no início de julho; e o desenvolvimento de um aplicativo que concentre em um único ponto as informações relativas a competências e atribuições de colegiados de governança e gestão e que facilite o encaminhamento de demandas diretamente a eles.
Com informações do STJ