A avaliação do Supremo Tribunal Federal segue estável. É o que diz o Instituto Datafolha com o resultado de nova pesquisa referente a avaliação dos brasileiros sobre o trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 37% da população considera o trabalho dos magistrados como regular.
Entre aqueles que veem a atuação da Suprema Corte como bom ou ótimo, somam-se 23%. Já aqueles que discordam das decisões e desaprovam os ministros, são 34% da população. Outros 6% não sabem ou não responderam.
A parte do eleitorado que possui a maior reprovação aos ministros são aqueles que pretendem votar no presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Destes, apenas 12% – ou um em cada dez – aprovam as decisões dos ministros do STF. A rejeição entre os bolsonaristas atingiu 57%.
Os brasileiros que pretendem votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possuem uma ‘repulsa’ menor à corte. Destes, 30% veem com bons olhos o trabalho da corte e 24% desaprovam as decisões dos ministros.
A avaliação geral da mais alta instância do Judiciário permanece desfavorável para a população brasileira. Os índices permaneceram estáveis mesmo após a aprovação de André Mendonça – recente indicação de Bolsonaro para compor o STF – e a ‘trégua’ do presidente com os magistrados.
O levantamento contou com a participação de 3.666 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 13 a 16 de dezembro, em 191 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Com informações do IG